Os “Dois Lagos de Fogo” de Leandro Quadros


Por Matheus Rosa



    Recentemente, ao conferir os novos vídeos lançados no YouTube, deparei-me com um vídeo no canal de Leandro Quadros de título peculiar: “Os 2 Lagos de Fogo do Apocalipse”, que pode ser assistido clicando aqui. O vídeo se dedica a destrinchar Apocalipse 19.20 e 20.10, textos usados pelos que advogam a imortalidade da alma para mostrar que o tormento dos ímpios é de duração eterna, pois, por ocasião da segunda vinda de Cristo, a besta, que é o anticristo, e o falso profeta são lançados vivos no lago de fogo e enxofre, onde ainda estarão mil anos depois, quando Satanás também é lançado nesse local para ser atormentado para todo o sempre.

    Procurando contestar a interpretação comum dos dois textos, que é exegeticamente correta, como veremos no decorrer do presente artigo, Leandro Quadros alega:

Na verdade, quando lemos Apocalipse 19.20 [e] Apocalipse capítulo 20 verso 10 com 2 Pedro 3, nós chegamos a conclusão que, na verdade, existirão dois lagos de fogo, diríamos assim. O primeiro deles, vamos analisar aqui 2 Pedro capítulo 3 versículo 10, que diz assim: ‘Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas’ [ARA]. Apocalipse 19.20, quando menciona a besta e o falso profeta sendo jogados no lago de fogo, está falando deste lago de fogo: a Terra em combustão. Quando Jesus voltar e a glória divina dEle entrar em contato com este mundo pecaminoso, a Terra se transformará num grande lago de fogo, como diz aqui o apóstolo Pedro: ‘a terra e as obras que nela há serão atingidas e os elementos se desfarão abrasados’. Então, é neste lago de fogo, é neste primeiro lago de fogo, que os poderes político e religioso representados pela besta e o falso profeta são jogados. E este primeiro lago de fogo é inaugurado quando? Na segunda vinda de Cristo, porque no contexto de 2 Pedro 3.10 é a segunda vinda de Cristo que está sendo tratada. Por exemplo, no verso 9, no verso 10 mesmo diz que o Senhor virá como ladrão, virá de surpresa. Então, mentaliza: O primeiro lago de fogo é a Terra sendo queimada. É neste lago de fogo que de acordo com Apocalipse 19.20 a besta e o falso profeta são jogados”.[1]

    Por mais incrível e surpreendente que a interpretação de Leandro Quadros pareça, ela não é nova. Até onde nos é possível constatar, outros importantes vultos do adventismo já defenderam a ideia de dois lagos de fogo e enxofre no livro de Apocalipse.

    Comentando sobre a expressão “o lago de fogo” em Apocalipse 20.10, Uriah Smith (1832-1903), pioneiro adventista, indica de maneira implícita que haveria um lago de fogo no começo dos mil anos descritos em Apocalipse 20, como vemos a seguir:

“Pode ser que algum leitor se sinta inclinado a pedir uma definição de lago de fogo. Como definição abrangente, acaso não poderá ser chamado um símbolo das agências que Deus emprega para terminar a Sua controvérsia com os ímpios vivos, no começo dos mil anos e com todas as hostes dos ímpios no fim daquele período? É claro que o fogo literal há de ser largamente empregado nessa obra. Podemos, descrever melhor os efeitos do que descrever o próprio fogo. Na segunda vinda de Cristo é em labareda de fogo que o Senhor Jesus Se revelará. É pelo assopro da Sua boca e pelo esplendor da Sua vinda que o iníquo será aniquilado, o fogo queimará por completo a grande Babilônia (Apocalipse 18:8). No fim do milênio é o dia que os queimará como forno (Malaquias 4:1); é o ardente calor que fundirá os elementos da Terra e queimará até consumir as obras que nela há. É o fogo da Tofete preparada para o rei (o diabo e seus anjos, Mateus 25:41), cuja coluna é profunda e larga, e ‘o assopro do Senhor como torrente de enxofre a acenderá’ (Isaías 30:33). Enfim, é o fogo que de Deus desce do Céu” (grifo acrescentado).[2]

    Na revista Sinais dos Tempos, de março/abril de 2001, página 20, o pastor adventista Alberto Timm menciona dois lagos de fogo:

“Cremos, portanto, que antes do Milênio haverá um lago de fogo parcial, que não chegará a purificar a Terra; e que após o milênio haverá outro lago de fogo, que destruirá definitivamente todos os ímpios e purificará completamente a Terra de todos os vestígios do pecado (ver Ml 4:1)”.[3]

    Convém ressaltar que na escatologia adventista do sétimo dia a besta e o falso profeta simbolizam o papado e os Estados Unidos, respectivamente, na qualidade de poderes que atuam em oposição a Deus. O lançamento da besta e do falso profeta no “lago de fogo parcial”, para citar as palavras do Dr. Timm, significa a destruição e o desaparecimento totais e definitivo desses dois poderes, de acordo com a interpretação adventista.

    Antes de qualquer refutação, convém ressaltar que a ideia de dois lagos de fogo é estranha, não somente ao livro de Apocalipse, mas também à própria Bíblia. A expressão grega limnēn tou pyros-λίμνην τοῦ πυρὸς, “lago de fogo”, ocorre apenas quatro vezes na Bíblia e todas elas no livro de Apocalipse, como vemos a seguir:

“E a besta foi presa e, com ela, o falso profeta, que, diante dela, fizera os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo [gr.: limnēn tou pyros] e de enxofre” (Ap 19.20; itálico acrescentado).

“E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo [gr.: limnēn tou pyros] e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre” (Ap 20.10; itálico acrescentado).

“E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo [gr.: limnēn tou pyros]. Esta é a segunda morte” (Ap 20.14; itálico acrescentado).

“E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo [gr.: limnēn tou pyros]” (Ap 20.15; itálico acrescentado).

    Não há espaço no livro de Apocalipse para acreditar em mais de um lago de fogo. O lago de fogo no qual a besta e o falso profeta serão lançados vivos antes do Milênio será o mesmo lago de fogo em que serão lançados após o Milênio o diabo, a morte e o inferno e todo aquele que não for achado escrito no livro da vida. As quatro ocorrências do termo referido tratam de um só lago de fogo, e não de mais de um.

    Para tentar “tapar o sol com a peneira”, Quadros estabelece uma ligação entre Apocalipse 19.20 e 2 Pedro 3.10. Fica implícito que ele entende a expressão “Dia do Senhor” em 2 Pedro 3.10 como uma referência ao dia do regresso de Jesus Cristo. Porém, temos boas razões bíblicas para crermos que o Dia do Senhor não se trata de um dia de 24 horas, mas de um extenso período de tempo. 2 Pedro 3.13 indica, por exemplo, que o Dia do Senhor culminará na criação do novo céu e da nova terra, que, de acordo com Apocalipse 21.1, ocorrerá somente após o Milênio, e não precisamente na segunda vinda de Cristo.

    Ellen G. White, a quem a Igreja Adventista do Sétimo Dia, da qual Leandro Quadros faz parte, credita o dom profético, aplicou 2 Pedro 3.10 aos eventos que se sucederão após o Milênio, e não antes desse período:

“De Deus desce fogo do céu. A terra se fende. São retiradas as armas escondidas em suas profundezas. Chamas devoradoras irrompem de cada abismo hiante. As próprias rochas estão ardendo. Vindo é o dia que arderá como um forno. Os elementos fundem-se pelo vivo calor, e também a Terra e as obras que nela há são queimadas (Mal. 4:1; II Ped. 3:10). A superfície da Terra parece uma massa fundida - um vasto e fervente lago de fogo. É o tempo do juízo e perdição dos homens maus – ‘dia da vingança do Senhor, ano de retribuições pela luta de Sião’. Isa. 34:8” (O Grande Conflito, pp. 672,673; grifo acrescentado).

    Convém lembrar que até 2015 a declaração de crenças da Igreja Adventista do Sétimo Dia que, referindo-se a Ellen White, “seus escritos são uma contínua e autorizada fonte de verdade que proporciona conforto, orientação, instrução e correção à Igreja”. E, como podemos ver, a interpretação de Leandro Quadros de 2 Pedro 3.10 não está de acordo com o que a sua profetisa escreveu sobre o texto.

    Quadros prossegue com a sua alegação:

Agora, tem um detalhe: Será que depois, no capítulo 20 verso 10, quando o diabo é lançado no lago de fogo, a besta e o falso profeta estavam sendo atormentados neste processo até o diabo ser lançado ser lançado no segundo lago de fogo, que existirá depois do Milênio? A resposta é não! Sabe por quê? Porque no próprio 2 Pedro 3.10, no próprio texto, é dito que os elementos da Terra se desfarão. Que que isso significa? Que os ímpios, a besta e o falso profeta, esses poderes antagônicos a Deus, eles serão totalmente destruídos na segunda vinda. Eles só voltarão a ter vida após o Milênio, após a ressurreição, a segunda ressurreição. 2 Tessalonicenses 1.7 a 9 também fala da destruição dos ímpios por ocasião da volta de Cristo. Então, quando Apocalipse 19.20 fala que a besta e o falso profeta foram jogadas no lago de fogo, se refere a Terra como lago de fogo, quando Jesus voltar, queimar este planeta, destruir os ímpios e purificar este planeta com a ação do fogo divino. Quando Apocalipse 20 verso 10 fala que o diabo é lançado no lago de fogo onde já estavam a besta e o falso profeta, não está dizendo que eles estavam num processo de tormento antes do diabo; está ensinando que no primeiro lago de fogo, a Terra, eles foram jogados lá antes do diabo e foram destruídos”.[4]

    A Bíblia mostra que tanto a besta como o falso profeta serão personagens literais que desempenharão papéis importantes no período tribulacional (Dn 7.24,25; 9.27; 11.36-45; 2Ts 2.3,4,8; 1Jo 2.18; Ap 11.7; 13.1-3,11-14; 19.20). E embora ambos serão derrotados quando Cristo vier juntamente com a Sua Igreja glorificada (Ap 19.20), a besta e o falso profeta não serão aniquilados, pois a Bíblia relata que os dois ainda estarão no lago de fogo quando o diabo for lançado lá.

    A Tradução do Novo Mundo, publicada pelas Testemunhas de Jeová, seita tão aniquilacionista quanto os adventistas do sétimo dia, vertem Apocalipse 20.10 de modo semelhante às outras versões da Bíblia:

“E o Diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde já estavam tanto a fera como o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre” (Ap 20.10, TNM; grifo acrescentado).

    O texto é mais claro que a luz do sol ao meio-dia! Apocalipse 20.10 não só diz que a besta e o falso profeta ainda estavam no lago de fogo quando o diabo foi lançado nele, mas também declara que tanto Satanás quanto a besta e o falso profeta serão atormentados eternamente.

    Como diz o apologista Sérgio Baeta, essas alegações de Quadros sobre os dois lagos de fogo, cheias de malabarismos hermenêuticos e exegéticos, se constituem numa verdadeira “falácia de invenção de fatos”!

------------------------------------------------------------------------------------------------------
Notas e Referências

[1] QUADROS, Leandro. Os 2 Lagos de Fogo do Apocalipse. 2018. (13min45s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9CuGLPMrXgQ>. Acesso em: 9 de ago. 2018.
[2] SMITH, Uriah. Considerações sobre Daniel e Apocalipse. 2. ed. Engenheiro Coelho, SP: Centro White, Unasp-EC, 2014, p. 484.
[3] TIMM, Alberto R. Haverá um “lago de fogo” antes do Milênio? Disponível em: <http://www.centrowhite.org.br/perguntas/perguntas-e-respostas-biblicas/havera-um-lago-de-fogo-antes-do-milenio/>. Acesso em: 9 de ago. 2018.
[4] Os 2 Lagos de Fogo do Apocalipse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ellen G. White e os 144.000

Ellen G. White e Joseph Smith Jr.: Semelhança como Água e Açúcar